segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

IFPE abre inscrições gratuitas para cursos superiores e técnicos



O IFPE (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco) abriu inscrições gratuitas para ingresso em cursos superiores e técnicos (integrado ou subsequente). No Litoral Norte as vagas são para os campi Igarassu, Paulista e Abreu e Lima. 

Em virtude da pandemia, o tradicional vestibular não será realizado. Todas as etapas da seleção ocorrerão por meio da internet. Os candidatos terão opção de utilizar as notas do Enem ou do histórico escolar. Outra novidade é a gratuidade da taxa de inscrição. 

Confira os cursos e a quantidade de vagas por campi

Igarassu

Cursos superiores:

Tecnologia em Gestão da Qualidade (manhã) - 18 vaga pelo ENEM + 18 vagas pelo Histórico escolar

Bacharelado em Administração (tarde) 20 vaga pelo ENEM + 20 vagas pelo Histórico escolar

Tecnologia em Sistemas para Internet (manhã) 20 vaga pelo ENEM + 20 vagas pelo Histórico escolar

Cursos Técnicos

Técnico em Informática para Internet (tarde) 40 vagas

Técnico em Logística (manhã 36 vagas / tarde 36 vagas)


Paulista

Cursos Superiores

Tecnologia em Processos Gerenciais (noite) 20 vaga pelo ENEM + 20

Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (manhã) 20 vaga pelo ENEM + 20

Cursos Técnicos

Técnico em Administração (manhã – 40 vagas / tarde 40 vagas)

Técnico em Manutenção e Suporte em Informática (tarde 40 vagas / noite 40 vagas)


Abreu e Lima

Curso Técnico em Segurança do Trabalho (manhã - 40 vagas / tarde - 40 vagas)


Cotas

Serão reservadas 60% de todas as vagas oferecidas para estudantes oriundos da rede pública de ensino. Haverá ainda cotas para pessoas com deficiência, negras, pardas e indígenas, além de reserva de vagas para moradores da Zona Rural, nos cursos com vocação agrícola. 

Os candidatos aos cursos superiores terão duas opções de ingresso através da nota do Enem (edições dos anos 2015 a 2019) ou através da análise direta do histórico escolar do Ensino Médio. Já os que concorrerão às vagas dos cursos técnicos nas modalidades Subsequente deverão apresentar histórico escolar, no qual serão avaliadas as notas do 1º e 2º anos do Ensino Médio. 


COMO FAZER SUA INSCRIÇÃO

As inscrições podem ser feitas pelo endereço cvest.ifpe.edu.br até o dia 21 de fevereiro de 2021. Durante o procedimento, o candidato deverá inserir a pontuação obtida nas disciplinas ou provas solicitadas, devendo assinalar se pretende concorrer às vagas ofertadas por meio da Análise de Desempenho Escolar do Ensino Médio ou da Nota Geral do ENEM, no caso dos cursos superiores. Também será necessário anexar documentos comprobatórios das notas, que não poderá exceder 5 MB, em formatos PDF, JPEG, JPG, TIFF ou PNG. 


ATENÇÃO! 

Quem optar pelas notas do ENEM deverá anexar Boletim Individual, de acordo com a edição escolhida. O documento precisa conter o nome completo do candidato, a edição do ENEM, número de inscrição, CPF, e a íntegra das pontuações obtidas. Só serão aceitas as notas de uma edição do Exame. O candidato deverá ainda inserir manualmente a nota obtida em cada área (Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e Redação). 

Já quem escolher histórico escolar deverá anexar a cópia digital da frente e do verso do documento, que necessita apresentar o nome completo do candidato, carimbo e a assinatura ou certificado digital do responsável pela escola. Caso não seja possível anexar o Histórico Escolar o candidato poderá anexar declaração com as médias das disciplinas do primeiro e segundo ano, assinatura e carimbo do responsável pela escola. 

Os que optarem pelo histórico escolar deverão estar atentos às exigências do edital que estabelece regras em relação às diferenças curriculares. Nas escolas nas quais a oferta de determinadas disciplinas é subdivida, o candidato deverá informar a média das subdivisões das disciplinas equivalentes. Dessa forma, a média de Língua Portuguesa, por exemplo, deverá ser realizada com base nas notas de Gramática, Redação e Literatura. Se em vez de subdivisão houver aglutinação de disciplinas, o candidato deverá repetir a nota. Por exemplo, se o histórico não apresentar as disciplinas de Física, Química e Biologia, mas apresentar a disciplina Ciências, o candidato deverá utilizar as notas de Ciências no formulário de inscrição, repetindo-a. Outros casos específicos são detalhados no edital. 

Os candidatos poderão esclarecer dúvidas referentes ao processo de ingresso pelo e-mail ingresso@ifpe.edu.br ou diretamente nos campi onde concorrerão à vaga. Em cada uma das unidades, há telefones e e-mails de contato, além dos dias e horários específicos para atendimento presencial. Todas essas informações também estão disponíveis no edital.


terça-feira, 19 de janeiro de 2021

Cursos EAD Profissionalizantes em Igarassu, Paulista e Goiana


 As Escolas Técnicas Estaduais abriram seleção para cursos profissionalizantes à Distância, nas formas subsequente (para quem já concluiu o Ensino Médio) e concomitante (para quem ainda está cursando 2º ou 3º ano do Ensino Médio). Veja o quadro de Vagas por Curso nas cidades do Litoral Norte pernambucano:

Curso

Goiana

Igarassu

Paulista (Escola de Referência)

Paulista (Escola Técnica Estadual)

Técnico em Biblioteconomia (BIB)

8

15

5

5

Técnico em Secretaria Escolar (SEC)

7

15

4

5

Técnico em Logística (LOG)

8

15

5

5

Técnico em Recursos Humanos (RH)

7

15

4

5

Técnico em Administração (ADM)

15

30

9

10

Técnico em Design de Interiores (DIN)

8

15

5

5

Técnico em Informática (INF)

7

15

4

5

Técnico em Segurança do Trabalho (SEG)

15

30

9

10

 ATENÇÃO: os cursos EAD exigem frequência uma vez por semana ao Polo escolhido no ato da inscrição, no período noturno, das 18h30 às 21h30.

 

Como se inscrever?

As inscrições devem ser feitas via Internet, através do endereço eletrônico www.educacao.pe.gov.br , no período de 18 a 25 de janeiro. Para quem não possui cadastro no site, é preciso fazê-lo através do número do CPF. A seguir, é só preencher o formulário eletrônico de inscrição.  Não será cobrada taxa de inscrição e só é permitida uma única inscrição para cada candidato.

Quem não tiver acesso à internet pode se dirigir a uma das Escolas técnicas para utilizar os computadores e efetuar a inscrição dentro do período indicado, das 10h às 12h.


Cotas para alunos de escolas públicas

O processo seletivo para as vagas nos cursos de Educação Profissional Técnica, na moda SUBSEQUENTE é voltado para quem já concluiu o Ensino Médio. Segundo o Edital, 80% (oitenta por cento) das vagas de cada curso devem ser ocupadas prioritariamente por estudantes que cursaram o Ensino Médio integralmente (1º ao 3º Ano) em Escolas Públicas. Destas vagas para cotistas, 50% (cinquenta por cento) são destinadas prioritariamente a estudantes de famílias com renda bruta igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo (um salário-mínimo e meio) per capita. Para ter direito a estas cotas é preciso informar no ato da inscrição.

 

Tem provas?

Tem sim! A data e o horário de realização da prova serão agendados pelo(a) candidato(a) no momento da inscrição. Será realizado prova com 20 (vinte) questões objetivas de múltipla escolha, com conteúdos relativos às disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

ATENÇÃO: A Prova Objetiva será realizada no formato eletrônico e remoto (quem não dispõe de internet, pode agendar a prova para fazer na própria Escola Técnica, que dispõe de equipamentos e acesso a internet.

DETALHES DA PROVA QUE É IMPORTANTE SABER!

  • Cada disciplina constará de 10 (dez) questões objetivas de múltipla escolha valendo 1,0 (um) ponto em cada questão, totalizando 10 (dez) pontos máximos por disciplina.
  • A nota da prova será a soma dos pontos obtidos nas questões respondidas corretamente, expressa na escala de 0 (zero) a 20 (vinte) pontos.
  • A prova objetiva terá duração de 60 (sessenta) minutos, contados a partir de sua abertura eletrônica pelo(a) candidato(a). Ao final do período, a prova é automaticamente encerrada e transmitida, sem o envio das respostas não salvas, mesmo que marcadas.
  • A prova objetiva será realizada em qualquer local escolhido pelo(a) candidato(a), desde que na data/horário indicado no cartão de inscrição, não sendo permitidas quaisquer alterações.
  • É de responsabilidade exclusiva do(a) candidato(a) a viabilização do local para realização da prova, sob os seguintes requisitos: a) Computador conectado à internet com velocidade mínima de 5 (cinco) Mbps (Megabits por segundo); b) Software navegador para internet, com configuração padrão com permissão de abertura de janelas tipo popup e gravação de arquivos do tipo cookies.
  • Os laboratórios de informática das Escolas participantes deste certame estarão disponíveis para realização das provas, no limite máximo de 5 (cinco) candidatos por vez, a fim de manter o distanciamento social.
  • Será eliminado do processo seletivo, o(a) candidato(a) que obtiver pontuação total nas Provas Objetivas menor que 20% (vinte por cento) ou pontuação zero em qualquer uma das duas disciplinas que compõem a Prova Objetiva.

O Conteúdo da Prova será:

LÍNGUA PORTUGUESA 01.Compreensão e interpretação de textos: - Identificar as ideias principais e secundárias do texto; - Textualidade: alusão, coesão, coerência, paráfrase, paródia, hipertextualidade, intertextualidade, etc.; - Analisar o uso dos gêneros textuais e das sequências discursivas (narração, descrição, injunção, exposição, argumentação) nas esferas da atividade humana; - Perceber o sentido contextual de palavras expressões por meio da sinonímia, antonímia, ambiguidade, homonímia, paronímia, polissemia e polifonia; - Recursos de estilo: conotação e denotação, figuras de linguagem; - Linguagem do texto literário. 02. Tópicos linguísticos: - Norma padrão e variedades da língua; - Estrutura e formação das palavras; - Classes gramaticais e termos da oração: descrição, função e uso nos textos; - Coordenação e subordinação: relações sintático-semânticas estabelecidas pelos conectivos; - Pontuação; - Sintaxe de concordância e regência.

MATEMÁTICA 01. Problemas com as quatro operações; 02. Operações e problemas com frações; 03. Operações e problemas com números decimais; 04. Potenciação; 05. Raiz quadrada exata e com aproximação decimal; 06. Expressões com números reais; 07. Sistemas de medidas (comprimento, superfície, capacidade e volume). 08. Razão e Proporção; 09. Divisão em partes diretamente e inversamente proporcionais; 10. Regra de três simples e composta; 11. Porcentagem; 12. Médias (aritmética, ponderada, geométrica e harmônica); 13. Polinômios (valor numérico e operações); 14. Produtos notáveis; 15. Fatoração; 16. Radiciação; 17. Equações algébricas do 1º grau; 18. Sistemas lineares do 1 º grau, com duas ou mais equações a duas incógnitas; 19. Ângulos (conceitos e classificação) e problemas envolvendo operações com ângulos; 20. Polígonos (classificação, ângulos, internos e externos, soma de ângulos e diagonais); 21. Triângulos (classificação, Lei angular de Tales); 22. Semelhança de triângulos. – Cevianas: mediana, bissetriz e altura.

 

FIQUE LIGADO NOS PRAZOS!

  • Período de inscrição dos candidatos - 18 a 25/01/2021
  • Realização das provas objetivas - 27/01 a 05/02/2021 (de acordo com o agendamento no momento da inscrição )
  • Divulgação da prova para revisão - 08/02/2021
  • Recebimento de Recursos - 09/02//2021
  • Divulgação do Resultado Definitivo (após os recursos) - 12/02/2021
  • Período de matrícula - 18 e 19/02 e 22 a 24/02/2021
  • Divulgação do Resultado – remanejamento - 26/02/2021
  • Período de matrícula – remanejamento - 01 e 02/03/2021
  • Início das aulas 08 a 12/03/2021 (a depender do curso escolhido)
Para tirar qualquer dúvida, acesse a página de Editais e clique em EAD 2021.1 para abrir o edital correto! 

Cursos técnicos de Administração, Logística, Eletrotécnica, Turismo e Redes


As Escolas Técnicas Estaduais estão com seleção para cursos profissionalizantes subsequentes (para quem já concluiu o ensino médio). No Litoral Norte Pernambucano há vagas para Goiana, Igarassu e Paulista. 

Confira as vagas:

GOIANA - ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL ADERICO ALVES DE VASCONCELOS

ADMINISTRAÇÃO - 90 vagas

ELETROTÉCNICA - 45 vagas

REDES DE COMPUTADORES – 90 vagas

 

IGARASSU - ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL JURANDIR BEZERRA LINS

DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS - 90 vagas

GUIA DE TURISMO – 45 vagas

 

PAULISTA - ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL JOSÉ ALENCAR GOMES DA SILVA

ADMINISTRAÇÃO – 90 vagas

ELETROTÉCNICA - 45 vagas

LOGÍSTICA – 45 vagas

 

Como se inscrever?

As inscrições devem ser feitas via Internet, através do endereço eletrônico www.educacao.pe.gov.br, no período de 18 a 25 de janeiro. Par quem não cadastro no site, é preciso fazê-lo através do número do CPF. A seguir, é só preencher o formulário eletrônico de inscrição.  Não será cobrada taxa de inscrição e só é permitida uma única inscrição para cada candidato.

Cotas para alunos de escolas públicas

O processo seletivo para as vagas nos cursos de Educação Profissional Técnica, na moda SUBSEQUENTE é voltado para quem já concluiu o Ensino Médio. Segundo o Edital, 80% (oitenta por cento) das vagas de cada curso devem ser ocupadas prioritariamente por estudantes que cursaram o Ensino Médio integralmente (1º ao 3º Ano) em Escolas Públicas. Destas vagas para cotistas, 50% (cinquenta por cento) são destinadas prioritariamente a estudantes de famílias com renda bruta igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo (um salário-mínimo e meio) per capita. Para ter direito a estas cotas é preciso informar no ato da inscrição.

Tem provas?

Tem sim! A data e o horário de realização da prova serão agendados pelo(a) candidato(a) no momento da inscrição. Será realizado prova com 20 (vinte) questões objetivas de múltipla escolha, com conteúdos relativos às disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

ATENÇÃO: A Prova Objetiva será realizada no formato eletrônico e remoto (quem não dispõe de internet, pode agendar a prova para fazer na própria Escola Técnica, que dispõe de equipamentos e acesso a internet.

DETALHES DA PROVA QUE É IMPORTANTE SABER!

  • Cada disciplina constará de 10 (dez) questões objetivas de múltipla escolha valendo 1,0 (um) ponto em cada questão, totalizando 10 (dez) pontos máximos por disciplina.
  • A nota da prova será a soma dos pontos obtidos nas questões respondidas corretamente, expressa na escala de 0 (zero) a 20 (vinte) pontos.
  • A prova objetiva terá duração de 60 (sessenta) minutos, contados a partir de sua abertura eletrônica pelo(a) candidato(a). Ao final do período, a prova é automaticamente encerrada e transmitida, sem o envio das respostas não salvas, mesmo que marcadas.
  • A prova objetiva será realizada em qualquer local escolhido pelo(a) candidato(a), desde que na data/horário indicado no cartão de inscrição, não sendo permitidas quaisquer alterações.
  • É de responsabilidade exclusiva do(a) candidato(a) a viabilização do local para realização da prova, sob os seguintes requisitos: a) Computador conectado à internet com velocidade mínima de 5 (cinco) Mbps (Megabits por segundo); b) Software navegador para internet, com configuração padrão com permissão de abertura de janelas tipo popup e gravação de arquivos do tipo cookies.
  • Os laboratórios de informática das Escolas participantes deste certame estarão disponíveis para realização das provas, no limite máximo de 5 (cinco) candidatos por vez, a fim de manter o distanciamento social.
  • O Conteúdo da Prova será:
    • LÍNGUA PORTUGUESA Compreensão e interpretação de textos; a) Texto, contexto e interlocução; b) Unidade temática do texto: ideias principais e secundárias, relações temáticas entre os textos, coesão e coerência textuais; c) Gêneros e tipos textuais; d) Significação contextual da palavra: sinonímia, antonímia, ambiguidade, polissemia; e) Recursos de estilo: conotação e denotação, figuras de linguagem. Tópicos linguísticos: a) Norma culta e Variedades da língua; b) Estrutura e formação das palavras; c) Classes gramaticais e termos da oração: descrição, função e uso nos textos; d) Coordenação e subordinação: relações sintático-semânticas estabelecidas pelos conectivos; e) Pontuação; f) Sintaxe de concordância e regência; g) Novo acordo ortográfico.
    • MATEMÁTICA A. Problemas com as quatro operações. B. Operações e problemas com frações. C. Operações e problemas com números decimais. D. Potenciação. E. Raiz quadrada exata e com aproximação decimal. F. Expressões com números reais. G. Sistemas de medidas (comprimento, superfície, capacidade e volume). H. Razão e Proporção. I. Divisão em partes diretamente e inversamente proporcionais. J. Regra de três simples e composta. K. Porcentagem. L. Médias (aritmética, ponderada , geométrica e harmônica). M. Polinômios (valor numérico e operações). N. Produtos notáveis. O. Fatoração. P. Radiciação Q. Equações algébricas de 1º e 2º graus. R. Sistemas lineares do 1 º grau, com duas ou mais equações a duas incógnitas. S. Sistemas do 2 º grau, com duas ou mais equações a duas incógnitas. T. Ângulos (conceitos, classificação medidas). U. Problemas com ângulo. V. Polígonos (classificação, ângulos, internos e externos, soma de ângulos e diagonais). W. Triângulos (classificação, Lei angular de Tales). X. Semelhança de triângulos. – Bissetrizes internas e externas. – Cevianas. –Mediatrizes e Medianas. Y. Relações métricas no triângulo retângulo. Z. Relações trigonométricas no triângulo retângulo (noções). AA. Relações métricas num triângulo qualquer. BB. Polígonos regulares inscritos numa circunferência (lado, apótema, perímetro).` CC. Área das figuras planas (retângulo, triângulo, quadrado, paralelogramo, losango, trapézio e círculo). DD. Circunferência e Círculo (medida de arcos e ângulos centrais, ângulos inscritos, ângulos excêntricos e ângulos de segmentos).

 

Fique atento aos prazos!

Período de inscrição dos candidatos - 18 a 25/01/2021

Realização das provas objetivas - 27/01 a 05/02/2021 (de acordo com o agendamento no ato da inscrição)

Divulgação da prova para revisão - 08/02/2021

Recebimento de Recursos - 09/02//2021

Divulgação do Resultado Definitivo (após os recursos) - 12/02/2021

Período de matrícula - 18 a 24/02/2021

Divulgação do Resultado – remanejamento - 26/02/2021

Período de matrícula – remanejamento - 01 e 02/03/2021

Início das aulas - 08/03/2021


Confira o Edital Completo!

sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

Oficinas virtuais para artesãos autônomos

 A Rede Solar e a Larytello Produções estão lançando uma serie de oficinas virtuais para ajudar pequenos empreendedores a melhorar seu desempenho. Ao todo serão 17 oficinas, a serem realizadas de janeiro a março, oferecendo temas diversificados como técnicas de costura, empreendedorismo, organização de eventos, bijuteiras, arterreciclagem, entre outros.

As inscrições são totalmente gratuitas e devem ser feitas a cada mês. Para participar das oficinas de Janeiro (veja a programação abaixo) basta preencher o formulário e acessar a plataforma Google Meet pelo endereço http://meet.google.com/nvz. 

As oficinas acontecem sempre no período da tarde, a partir das 15h, e terão sempre espaço para os participantes interagir e tirar suas dúvidas. A proposta é divulgar técnicas de artesanato e gestão, proporcionando conhecimento tanto para iniciantes como para aqueles que já atuam na área. A última formação será com um advogado atuante no terceiro setor que demonstrará como utilizar a lei do artesanato para promover vendas institucionais. 

Veja a programação das Oficinas virtuais:

Janeiro 2021: 

16/01/2021, às 15h - Técnicas de Costuras - Instrutora: Valdete Nascimento

20/01/2021, às 15h - Cosmética Natural (Ervas e argilas de Pernambuco, seus usos e manuseio) - Instrutora: Valdete Nascimento

26/01/2021, às 15h - Empreendedorismo (Artesanato como geração de renda) - Instrutora: Rosana Pontes

30/01/2021, às 15h - Formas geométricas nos desenhos - Instrutora: Laryssa Pontes


Fevereiro 2021:

01/02/2021, às 15h - Organização de Eventos - Instrutor: Sandro Elói

02/02/2021, às 15h - Organização de Eventos - Instrutor: Sandro Elói

03/02/2021, às 15h - Bijuterias com latinha de cerveja - Instrutora: Cristiane Valentim

06/02/2021, às 15h - Studio de Fotos - Instrutora: Valdete Nascimento

24/02/2021, às 15h - Cartonagem - Instrutora: Selene Nigro

27/02/2021, às 15h - Luz e Sombra - Instrutora: Laryssa Pontes


Março 2021:

05/03/2021, às 15h - Marketing Digital - Instrutora: Cristiane Valentim

13/03/2021, às 15h - Teoria das Cores (CMYK e RGB) - Instrutora: Laryssa Pontes

17/03/2021, às 15h - Arterreciclagem (A cultura da preservação) - Instrutor: Artur Melo

20/03/2021, às 15h - Soft Box - Instrutora: Valdete Nascimento

23/03/2021, às 15h - Artesanato e Economia Solidária (o artesanato pode ser um produto coletivo?) - Instrutora: Rosana Pontes

26/03/2021, às 15h - Flores de Caixa de Ovos - Instrutora: Valdete Nascimento

30/03/2021, às 15h - Lei do Artesanato e demais legislações de interesse do artesão/ã - Instrutor: André Carvalho


quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

Inscrição para Encceja para quem não concluiu ensino fundamental ou médio



Quem procura obter o certificado de conclusão do ensino fundamental ou do ensino médio pode se inscrever, até dia 22 de janeiro, no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2020. A inscrição no exame é voluntária e gratuita e deve ser feita pelo Sistema Encceja.

Os interessados em tentar o certificado do ensino fundamental devem ter, no mínimo, 15 anos de idade completos na data da prova. Já para o certificado do ensino médio, a idade mínima exigida é 18 anos. Caso necessário, o participante poderá solicitar, durante a inscrição, atendimento especializado para o dia da prova.

Serão quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma redação. Para a certificação do ensino fundamental, o participante é avaliado em ciências naturais; matemática; língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física e redação; e história e geografia. Para o ensino médio, as áreas avaliadas são ciências da natureza e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias e redação; e ciências humanas e suas tecnologias. A nota mínima exigida é de 100 pontos nas provas objetivas e de 5 pontos na redação.

Para acessar a Página do Participante do Encceja, o inscrito deve, obrigatoriamente, realizar o cadastro no portal do Governo Federal, no endereço eletrônico acesso.gov.br. O login e a senha, únicos para todos os serviços federais, serão necessários para acompanhar a situação da justificativa e da inscrição. O cadastro no portal gov.br garante maior segurança e transparência nos acessos aos sistemas. 

O exame é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), desde 2002, em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de Educação. A emissão do certificado e da declaração de proficiência é responsabilidade das secretarias de Educação e dos institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia que firmam termo de adesão ao Encceja.

Os inscritos que tiveram recusada a justificativa de ausência no Encceja 2019 e entraram com recurso poderão conferir os resultados. A justificativa era obrigatória para os participantes do Encceja Nacional 2019 que não fizeram o exame em todas as áreas do conhecimento nas quais se inscreveram e que desejam realizar a edição de 2020.

Se o inscrito não justificou a ausência na edição de 2019 ou teve a justificativa reprovada, deverá ressarcir ao Inep o valor de R$ 40, por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU) Cobrança, que será gerada pelo sistema ao final do ato de inscrição. A GRU, que estará disponível na próxima semana, poderá ser paga em qualquer banco, casa lotérica ou agência dos Correios, obedecendo aos critérios estabelecidos por esses correspondentes bancários. 

Fonte: Site IFPE, com informações do Inep

segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

Oportunidades de estágio e emprego em Igarassu


Empresa do ramo de construção está com vagas na área de logística e estágio em engenharia civil. Confira os detalhes!

Vaga: Assistente de suprimentos de controle

Local: Igarassu-PE

Atribuições: Auxiliar na gestão do setor de suprimentos, garantindo a acuracidade dos registros

Requisitos: Formação técnica em Administração/Logística completo ou superior em Administração/Logística cursando

Inscrição: enviar currículo em PDF (só em PDF) com nome da vaga para o e-mail recrutamentoeselecao@vianaemoura.com.br até dia 11/01/2021.


Vaga: Estagiário de Assistência Técnica

Local: Igarassu

Atribuições: auxiliar nas atividades do supervisor de Assistência Técnica, treinando e conduzindo as duplas de Assistência Técnica a realizar os serviços com qualidade através do cumprimento dos procedimentos e projetos, garantindo os 5S e visando sempre à satisfação do cliente.

Requisitos: Cursando ensino superior em engenharia civil, entre 4º e 7º período

Bolsa: R$ 900,00 + vale alimentação R$ 300,00

Inscrição: enviar currículo em PDF (só em PDF) com nome da vaga para o e-mail recrutamentoeselecao@vianaemoura.com.br 


terça-feira, 5 de janeiro de 2021

Cursos EAD gratuitos de empreendedorismo e educação profissional



A Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco (SETEQ) está oferecendo mais de três mil vagas em trilhas de educação profissional e empreendedorismo na modalidade EAD. A formação é parte de uma parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI/DN), pelo "Projeto Educação Livre", que busca desenvolver as competências dos participantes através do uso de novas tecnologias.

Dentre os cursos ofertados estão:

Passos para se tornar um empreendedor - 800 vagas
Período: 04/01/2021 até 08/01/2021

Processos Seletivos - 800 vagas
Período: 18/01/21 a 31/01/21

Tenha a profissão dos seus sonhos! - 800 vagas
Período: 01/02/21 a 14/02/21

A grama do vizinho é mesmo mais verde - 800 vagas -
Período: 15/02/21 a 28/02/21

Educação Livre é um programa do SESI/DN no qual oferece educação divertida e aplicada ao mundo real, especialmente para jovens que procuram oportunidade de trabalho e estudo, tendo como principal ferramenta a plataforma online (https://www.edulivre.org.br/) que oferece conteúdos em habilidades como: trabalho em equipe, planejamento e organização, educação financeira, matemática, inteligência emocional e muito mais.

Para se inscrever, basta acessar o link do sistema, realizar o login ou fazer o cadastro e selecionar a trilha. Boa caminhada!