terça-feira, 19 de janeiro de 2021

Cursos EAD Profissionalizantes em Igarassu, Paulista e Goiana


 As Escolas Técnicas Estaduais abriram seleção para cursos profissionalizantes à Distância, nas formas subsequente (para quem já concluiu o Ensino Médio) e concomitante (para quem ainda está cursando 2º ou 3º ano do Ensino Médio). Veja o quadro de Vagas por Curso nas cidades do Litoral Norte pernambucano:

Curso

Goiana

Igarassu

Paulista (Escola de Referência)

Paulista (Escola Técnica Estadual)

Técnico em Biblioteconomia (BIB)

8

15

5

5

Técnico em Secretaria Escolar (SEC)

7

15

4

5

Técnico em Logística (LOG)

8

15

5

5

Técnico em Recursos Humanos (RH)

7

15

4

5

Técnico em Administração (ADM)

15

30

9

10

Técnico em Design de Interiores (DIN)

8

15

5

5

Técnico em Informática (INF)

7

15

4

5

Técnico em Segurança do Trabalho (SEG)

15

30

9

10

 ATENÇÃO: os cursos EAD exigem frequência uma vez por semana ao Polo escolhido no ato da inscrição, no período noturno, das 18h30 às 21h30.

 

Como se inscrever?

As inscrições devem ser feitas via Internet, através do endereço eletrônico www.educacao.pe.gov.br , no período de 18 a 25 de janeiro. Para quem não possui cadastro no site, é preciso fazê-lo através do número do CPF. A seguir, é só preencher o formulário eletrônico de inscrição.  Não será cobrada taxa de inscrição e só é permitida uma única inscrição para cada candidato.

Quem não tiver acesso à internet pode se dirigir a uma das Escolas técnicas para utilizar os computadores e efetuar a inscrição dentro do período indicado, das 10h às 12h.


Cotas para alunos de escolas públicas

O processo seletivo para as vagas nos cursos de Educação Profissional Técnica, na moda SUBSEQUENTE é voltado para quem já concluiu o Ensino Médio. Segundo o Edital, 80% (oitenta por cento) das vagas de cada curso devem ser ocupadas prioritariamente por estudantes que cursaram o Ensino Médio integralmente (1º ao 3º Ano) em Escolas Públicas. Destas vagas para cotistas, 50% (cinquenta por cento) são destinadas prioritariamente a estudantes de famílias com renda bruta igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo (um salário-mínimo e meio) per capita. Para ter direito a estas cotas é preciso informar no ato da inscrição.

 

Tem provas?

Tem sim! A data e o horário de realização da prova serão agendados pelo(a) candidato(a) no momento da inscrição. Será realizado prova com 20 (vinte) questões objetivas de múltipla escolha, com conteúdos relativos às disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

ATENÇÃO: A Prova Objetiva será realizada no formato eletrônico e remoto (quem não dispõe de internet, pode agendar a prova para fazer na própria Escola Técnica, que dispõe de equipamentos e acesso a internet.

DETALHES DA PROVA QUE É IMPORTANTE SABER!

  • Cada disciplina constará de 10 (dez) questões objetivas de múltipla escolha valendo 1,0 (um) ponto em cada questão, totalizando 10 (dez) pontos máximos por disciplina.
  • A nota da prova será a soma dos pontos obtidos nas questões respondidas corretamente, expressa na escala de 0 (zero) a 20 (vinte) pontos.
  • A prova objetiva terá duração de 60 (sessenta) minutos, contados a partir de sua abertura eletrônica pelo(a) candidato(a). Ao final do período, a prova é automaticamente encerrada e transmitida, sem o envio das respostas não salvas, mesmo que marcadas.
  • A prova objetiva será realizada em qualquer local escolhido pelo(a) candidato(a), desde que na data/horário indicado no cartão de inscrição, não sendo permitidas quaisquer alterações.
  • É de responsabilidade exclusiva do(a) candidato(a) a viabilização do local para realização da prova, sob os seguintes requisitos: a) Computador conectado à internet com velocidade mínima de 5 (cinco) Mbps (Megabits por segundo); b) Software navegador para internet, com configuração padrão com permissão de abertura de janelas tipo popup e gravação de arquivos do tipo cookies.
  • Os laboratórios de informática das Escolas participantes deste certame estarão disponíveis para realização das provas, no limite máximo de 5 (cinco) candidatos por vez, a fim de manter o distanciamento social.
  • Será eliminado do processo seletivo, o(a) candidato(a) que obtiver pontuação total nas Provas Objetivas menor que 20% (vinte por cento) ou pontuação zero em qualquer uma das duas disciplinas que compõem a Prova Objetiva.

O Conteúdo da Prova será:

LÍNGUA PORTUGUESA 01.Compreensão e interpretação de textos: - Identificar as ideias principais e secundárias do texto; - Textualidade: alusão, coesão, coerência, paráfrase, paródia, hipertextualidade, intertextualidade, etc.; - Analisar o uso dos gêneros textuais e das sequências discursivas (narração, descrição, injunção, exposição, argumentação) nas esferas da atividade humana; - Perceber o sentido contextual de palavras expressões por meio da sinonímia, antonímia, ambiguidade, homonímia, paronímia, polissemia e polifonia; - Recursos de estilo: conotação e denotação, figuras de linguagem; - Linguagem do texto literário. 02. Tópicos linguísticos: - Norma padrão e variedades da língua; - Estrutura e formação das palavras; - Classes gramaticais e termos da oração: descrição, função e uso nos textos; - Coordenação e subordinação: relações sintático-semânticas estabelecidas pelos conectivos; - Pontuação; - Sintaxe de concordância e regência.

MATEMÁTICA 01. Problemas com as quatro operações; 02. Operações e problemas com frações; 03. Operações e problemas com números decimais; 04. Potenciação; 05. Raiz quadrada exata e com aproximação decimal; 06. Expressões com números reais; 07. Sistemas de medidas (comprimento, superfície, capacidade e volume). 08. Razão e Proporção; 09. Divisão em partes diretamente e inversamente proporcionais; 10. Regra de três simples e composta; 11. Porcentagem; 12. Médias (aritmética, ponderada, geométrica e harmônica); 13. Polinômios (valor numérico e operações); 14. Produtos notáveis; 15. Fatoração; 16. Radiciação; 17. Equações algébricas do 1º grau; 18. Sistemas lineares do 1 º grau, com duas ou mais equações a duas incógnitas; 19. Ângulos (conceitos e classificação) e problemas envolvendo operações com ângulos; 20. Polígonos (classificação, ângulos, internos e externos, soma de ângulos e diagonais); 21. Triângulos (classificação, Lei angular de Tales); 22. Semelhança de triângulos. – Cevianas: mediana, bissetriz e altura.

 

FIQUE LIGADO NOS PRAZOS!

  • Período de inscrição dos candidatos - 18 a 25/01/2021
  • Realização das provas objetivas - 27/01 a 05/02/2021 (de acordo com o agendamento no momento da inscrição )
  • Divulgação da prova para revisão - 08/02/2021
  • Recebimento de Recursos - 09/02//2021
  • Divulgação do Resultado Definitivo (após os recursos) - 12/02/2021
  • Período de matrícula - 18 e 19/02 e 22 a 24/02/2021
  • Divulgação do Resultado – remanejamento - 26/02/2021
  • Período de matrícula – remanejamento - 01 e 02/03/2021
  • Início das aulas 08 a 12/03/2021 (a depender do curso escolhido)
Para tirar qualquer dúvida, acesse a página de Editais e clique em EAD 2021.1 para abrir o edital correto! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário