terça-feira, 19 de janeiro de 2021

Cursos técnicos de Administração, Logística, Eletrotécnica, Turismo e Redes


As Escolas Técnicas Estaduais estão com seleção para cursos profissionalizantes subsequentes (para quem já concluiu o ensino médio). No Litoral Norte Pernambucano há vagas para Goiana, Igarassu e Paulista. 

Confira as vagas:

GOIANA - ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL ADERICO ALVES DE VASCONCELOS

ADMINISTRAÇÃO - 90 vagas

ELETROTÉCNICA - 45 vagas

REDES DE COMPUTADORES – 90 vagas

 

IGARASSU - ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL JURANDIR BEZERRA LINS

DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS - 90 vagas

GUIA DE TURISMO – 45 vagas

 

PAULISTA - ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL JOSÉ ALENCAR GOMES DA SILVA

ADMINISTRAÇÃO – 90 vagas

ELETROTÉCNICA - 45 vagas

LOGÍSTICA – 45 vagas

 

Como se inscrever?

As inscrições devem ser feitas via Internet, através do endereço eletrônico www.educacao.pe.gov.br, no período de 18 a 25 de janeiro. Par quem não cadastro no site, é preciso fazê-lo através do número do CPF. A seguir, é só preencher o formulário eletrônico de inscrição.  Não será cobrada taxa de inscrição e só é permitida uma única inscrição para cada candidato.

Cotas para alunos de escolas públicas

O processo seletivo para as vagas nos cursos de Educação Profissional Técnica, na moda SUBSEQUENTE é voltado para quem já concluiu o Ensino Médio. Segundo o Edital, 80% (oitenta por cento) das vagas de cada curso devem ser ocupadas prioritariamente por estudantes que cursaram o Ensino Médio integralmente (1º ao 3º Ano) em Escolas Públicas. Destas vagas para cotistas, 50% (cinquenta por cento) são destinadas prioritariamente a estudantes de famílias com renda bruta igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo (um salário-mínimo e meio) per capita. Para ter direito a estas cotas é preciso informar no ato da inscrição.

Tem provas?

Tem sim! A data e o horário de realização da prova serão agendados pelo(a) candidato(a) no momento da inscrição. Será realizado prova com 20 (vinte) questões objetivas de múltipla escolha, com conteúdos relativos às disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

ATENÇÃO: A Prova Objetiva será realizada no formato eletrônico e remoto (quem não dispõe de internet, pode agendar a prova para fazer na própria Escola Técnica, que dispõe de equipamentos e acesso a internet.

DETALHES DA PROVA QUE É IMPORTANTE SABER!

  • Cada disciplina constará de 10 (dez) questões objetivas de múltipla escolha valendo 1,0 (um) ponto em cada questão, totalizando 10 (dez) pontos máximos por disciplina.
  • A nota da prova será a soma dos pontos obtidos nas questões respondidas corretamente, expressa na escala de 0 (zero) a 20 (vinte) pontos.
  • A prova objetiva terá duração de 60 (sessenta) minutos, contados a partir de sua abertura eletrônica pelo(a) candidato(a). Ao final do período, a prova é automaticamente encerrada e transmitida, sem o envio das respostas não salvas, mesmo que marcadas.
  • A prova objetiva será realizada em qualquer local escolhido pelo(a) candidato(a), desde que na data/horário indicado no cartão de inscrição, não sendo permitidas quaisquer alterações.
  • É de responsabilidade exclusiva do(a) candidato(a) a viabilização do local para realização da prova, sob os seguintes requisitos: a) Computador conectado à internet com velocidade mínima de 5 (cinco) Mbps (Megabits por segundo); b) Software navegador para internet, com configuração padrão com permissão de abertura de janelas tipo popup e gravação de arquivos do tipo cookies.
  • Os laboratórios de informática das Escolas participantes deste certame estarão disponíveis para realização das provas, no limite máximo de 5 (cinco) candidatos por vez, a fim de manter o distanciamento social.
  • O Conteúdo da Prova será:
    • LÍNGUA PORTUGUESA Compreensão e interpretação de textos; a) Texto, contexto e interlocução; b) Unidade temática do texto: ideias principais e secundárias, relações temáticas entre os textos, coesão e coerência textuais; c) Gêneros e tipos textuais; d) Significação contextual da palavra: sinonímia, antonímia, ambiguidade, polissemia; e) Recursos de estilo: conotação e denotação, figuras de linguagem. Tópicos linguísticos: a) Norma culta e Variedades da língua; b) Estrutura e formação das palavras; c) Classes gramaticais e termos da oração: descrição, função e uso nos textos; d) Coordenação e subordinação: relações sintático-semânticas estabelecidas pelos conectivos; e) Pontuação; f) Sintaxe de concordância e regência; g) Novo acordo ortográfico.
    • MATEMÁTICA A. Problemas com as quatro operações. B. Operações e problemas com frações. C. Operações e problemas com números decimais. D. Potenciação. E. Raiz quadrada exata e com aproximação decimal. F. Expressões com números reais. G. Sistemas de medidas (comprimento, superfície, capacidade e volume). H. Razão e Proporção. I. Divisão em partes diretamente e inversamente proporcionais. J. Regra de três simples e composta. K. Porcentagem. L. Médias (aritmética, ponderada , geométrica e harmônica). M. Polinômios (valor numérico e operações). N. Produtos notáveis. O. Fatoração. P. Radiciação Q. Equações algébricas de 1º e 2º graus. R. Sistemas lineares do 1 º grau, com duas ou mais equações a duas incógnitas. S. Sistemas do 2 º grau, com duas ou mais equações a duas incógnitas. T. Ângulos (conceitos, classificação medidas). U. Problemas com ângulo. V. Polígonos (classificação, ângulos, internos e externos, soma de ângulos e diagonais). W. Triângulos (classificação, Lei angular de Tales). X. Semelhança de triângulos. – Bissetrizes internas e externas. – Cevianas. –Mediatrizes e Medianas. Y. Relações métricas no triângulo retângulo. Z. Relações trigonométricas no triângulo retângulo (noções). AA. Relações métricas num triângulo qualquer. BB. Polígonos regulares inscritos numa circunferência (lado, apótema, perímetro).` CC. Área das figuras planas (retângulo, triângulo, quadrado, paralelogramo, losango, trapézio e círculo). DD. Circunferência e Círculo (medida de arcos e ângulos centrais, ângulos inscritos, ângulos excêntricos e ângulos de segmentos).

 

Fique atento aos prazos!

Período de inscrição dos candidatos - 18 a 25/01/2021

Realização das provas objetivas - 27/01 a 05/02/2021 (de acordo com o agendamento no ato da inscrição)

Divulgação da prova para revisão - 08/02/2021

Recebimento de Recursos - 09/02//2021

Divulgação do Resultado Definitivo (após os recursos) - 12/02/2021

Período de matrícula - 18 a 24/02/2021

Divulgação do Resultado – remanejamento - 26/02/2021

Período de matrícula – remanejamento - 01 e 02/03/2021

Início das aulas - 08/03/2021


Confira o Edital Completo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário