O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPE)
divulgou nesta sexta-feira (2) os editais do processo de ingresso 2021.2. Mais
uma vez, em virtude da pandemia, o tradicional vestibular não ocorrerá. Todas
as etapas do processo para as 2.893 vagas distribuídas nos 16 campus da
instituição serão realizadas pela internet. Assim como no último processo,
também está mantida a gratuidade da inscrição para possibilitar o acesso a toda
a sociedade, nesse momento de crise.
As inscrições começam na segunda-feira (5) e podem ser feitas
até o dia 18 de julho pelo site cvest.ifpe.edu.br. Do total de vagas
oferecidas, 377 são para cursos superiores; 2.129 para cursos técnicos na
modalidade Subsequente - para quem já possui Ensino Médio; 352 para cursos
técnicos na modalidade Integrado ao Ensino Médio e outras 35 vagas na modalidade
proeja. Serão reservadas 60% de todas as vagas oferecidas para estudantes
oriundos da rede pública de ensino. Haverá ainda cotas para pessoas com
deficiência, pretas, pardas e indígenas, além de reserva de vagas nos cursos
com vocação agrícola para estudantes oriundos do campo.
No momento da inscrição, os candidatos aos cursos superiores
poderão escolher entre a opção da nota geral do Enem ou a do desempenho
escolar, esta última, com base no histórico escolar do Ensino Médio ou
documento equivalente. No caso da nota geral do Enem, serão aceitas as notas
das edições de 2016 a 2020. Quem optar pelo histórico escolar deverá usar as
notas referentes ao 1º e 2º ano.
Já os que concorrerão às vagas dos cursos técnicos nas
modalidades Integrado e Subsequente deverão apresentar histórico escolar ou
certificação equivalente. No caso do Integrado, serão levadas em conta as notas
obtidas do 6º até o 8º ano do Ensino Fundamental. Na modalidade Subsequente,
serão avaliadas as notas do 1º e 2º anos do Ensino Médio. O objetivo é não
prejudicar estudantes no último ano de seus respectivos níveis que tiveram as
atividades de ensino paralisadas por conta da pandemia.
INSERÇÃO DAS NOTAS – Durante o processo
de inscrição, o candidato deverá inserir a pontuação obtida nas disciplinas ou
provas solicitadas e anexar os documentos comprobatórios
das notas, que não poderão exceder 5 MB, em formatos PDF, JPEG, JPG, TIFF
ou PNG.
Quem optar pelas notas do ENEM deverá anexar o Resultado do Enem
(Boletim), de acordo com a edição escolhida. O documento precisa conter o nome
completo do candidato, a edição do ENEM, número de inscrição, CPF, e a íntegra
das pontuações obtidas. Só serão aceitas as notas de uma edição do Exame. O
candidato deverá ainda inserir manualmente a nota obtida em cada área
(Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias,
Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e
Redação).
Já quem escolher histórico escolar deverá anexar a cópia digital
da frente e do verso do documento. É necessário que constem nome completo do
candidato, carimbo e a assinatura ou certificado digital do responsável pela
escola. Caso não seja possível anexar o Histórico Escolar o candidato poderá
anexar declaração com as médias das disciplinas do primeiro e segundo ano, com
assinatura e carimbo do responsável pela escola. Destacamos que os que optarem
pelo histórico escolar deverão estar atentos às exigências do edital que
estabelece regras em relação às diferenças curriculares.
RETIFICAÇÃO DE INSCRIÇÕES – Uma
novidade desta seleção é o processo de retificação de inscrições, criado com
objetivo de possibilitar ao candidato que teve o indeferimento da sua inscrição,
em virtude de documentações ou informações divergentes, proceder com a correção
de dados ou documentos anexados.
Uma lista preliminar das inscrições será divulgada no dia 26 de
julho. Nessa ocasião, os candidatos terão a oportunidade de verificar sua
situação específica. Os que tiverem a inscrição indeferida poderão consultar o
motivo do indeferimento. No período de 27 a 28 de julho, eles terão a
oportunidade de retificar dados e até anexar nova documentação. A retificação
finalizada será submetida a uma nova análise, cujo resultado será
disponibilizado no dia 4 de agosto, juntamente com o resultado preliminar do
processo.
A divulgação da relação de aprovados está prevista para o dia 12
de agosto, após a análise de recursos interpostos ao resultado preliminar. Quem
for aprovado deverá realizar matrícula a partir do dia 16 de agosto. As datas
da matrícula e as do início das aulas variam de acordo com o campus escolhido
e constarão no edital de matrícula.
ESCLARECIMENTO DE DÚVIDAS – Para
esclarecer dúvidas, o IFPE ampliou os serviços de atendimento aos candidatos. A
Comissão Central do Processo de Ingresso 2021.2 criou o canal virtual https://atendimentoingresso.ifpe.edu.br/ que
ficará ativo durante todo o período do processo. Também serão realizados
atendimentos presenciais em todos os campi da Instituição, em
dias e horários específicos, e também por e-mail e por telefone. Os endereços
eletrônicos, contatos e as informações relativas ao atendimento presencial em
cada campus estão listados no edital, disponível no site cvest.ifpe.edu.br
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